Não há vila ou cidade
por maior que seja o brio,
que não tenha um buraco
e uma placa de desvio.
Parece até que na Pátria
invertemos a ciência,
e para unir duas terras
usamos a circunferência.
Quando se entra no desvio
começa o desatino.
No dédalo intrincado
alguém acha o seu destino?
Mas o desvio por cá
não fica só na placa.
Qualquer obra que se preze
dá sempre a sua barraca.
Desviam-se os orçamentos,
os prazos são desviados
e, com um bocado de jeito,
desviam-se mesmo os traçados!
E não fica por aqui
a pátria inclinação.
Todo o gestor de mão cheia
desvia por devoção...
Seguem-lhe na senda os políticos
com seus privados desvios
nas carreiras labirínticas
em busca dos poderios.
Para isso, as estratégias
eles desviam até
e, com tanta habilidade,
que só dão tiros no pé!!!
Se não estivermos atentos,
em circunstância infeliz,
uma mente iluminada
desvia-nos o País.
Desviamos nos impostos,
vivemos de compadrio.
Devíamos erigir estátua
ao nosso nacional desvio!!!